Capacitor – O que é e como funciona?

O Capacitor, também conhecido como Condensador, é um componente que armazena energia em um campo elétrico, ficando carregado, e, posteriormente liberando a energia acumulada em um processo de descarga.

Os capacitores são encontrados em praticamente qualquer circuito eletrônico, sendo usados para filtros, retificadores, permitir passagem de corrente alternada e muitos outros usos.

capacitor

A unidade de medida Farad

Para determinar a quantidade de carga armazenada em um capacitor, utilizaremos uma unidade de medida conhecida por Farad. Essa propriedade é a Capacitância.

Na eletrônica, para facilitar, usamos submúltiplos do Farad, os capacitores em sua maioria tem valores muito baixos, isso por que um Farad é uma unidade muito grande, então são vistos com mais frequência medidas como microfarad, nanofarad ou picofarad, veja a tabela:

capacitor

 

Converter os valores é muito simples, pense que um nanoFarad tem 1000 picoFarad, e um microFarad tem 1000 nanoFarad.

Aplicações

É muito difícil encontrar um circuito que não possui esse componente. As suas utilizações são as mais diversas, sendo algumas:

  • Filtro de frequência
  • Circuitos Osciladores
  • Equilibrar o fator de Potencia
  • Estabilizador de tensão
  • Alimentar circuitos

Tipos de Capacitores

Capacitor Cerâmico

capacitor

O Capacitor Cerâmico ou também chamado de Capacitor Cerâmico de disco, é um disco de Cerâmica com suas duas faces de metal. Veja o esquema abaixo:

capacitor-ceramico

 

Eles não possuem polaridade definida, e são usados em circuitos de alta frequência, onde as perdas precisam ser minimas e a estabilidade da capacitância é fundamental.

Leitura do Capacitor Cerâmico

O capacitor Cerâmico indica um numero em sua carcaça para se fazer a leitura, veja na imagem abaixo:

capacitor

Capacitor de 10nF

Muitos se confudem na leitura do Capacitor Cerâmico esses três números indicam:

  • 1º Número >> Primeiro Algarismo
  • 2º Número >> Segundo Algarismo
  • 3º Número >> Terceiro Algarismo

Isso sendo que o número que sair é em pF.

Como na imagem acima temos 103, o valor será 10 com três zeros atrás, ou seja, 10000pF. Convertendo para nF, fica 10nF.

Veja o exemplo abaixo:

capacitor

Ele possui 68 sendo os dois primeiros algarismos e 1 sendo o número de zeros, ou seja 680pF. Viu como é simples?

Capacitor de Poliéster

Esse tipo utiliza como dielétrico o mylar, que é uma película de poliéster. Eles são revestidos por uma resina epóxi. Esse capacitores podem lidar com vários tipos de tensões, desde mais baixas a até mais altas. Veja imagens abaixo:

capacitor

Assim como os cerâmicos, eles são usados em circuitos que trabalham com altas frequências, e também não possuem polaridade definida.

Capacitor Eletrolítico

São capacitores geralmente cilíndricos, cujos eletrodos são folhas de alumínio separadas entre si por óxido de alumínio, que ficam embebidas por um eletrolito liquido. Com o passar do tempo, o eletrolito seca e isso gera um mau funcionamento do circuito.

Ele possui polaridade bem definida, e, caso ela seja invertida, isso causa o rompimento do dielétrico, fazendo o componente entrar em curto e inchar, ou em alguns casos muito comuns, explodir.

A leitura é a mais simples e fácil de todas, ela é escrita já na carcaça dele, sem maiores complicações.

capacitor

Simbologia dos Capacitores

Por padrão, os capacitores seguem uma simbologia para serem desenhados em circuitos elétricos. Normalmente são representados pela letra C, seu valor pode estar ao lado ou em legenda, e são desenhados da seguinte forma:

capacitor

 

Veja o vídeo da instalação COMPLETA de um sistema de ENERGIA SOLAR