Diodo – O que é?

O diodo é um semicondutor com dois terminais que só conduz energia em um sentido. Para isso ser possível, existe uma junção PN que forma o diodo, uma estrutura básica dos semicondutores. Hoje vou mostrar o funcionamento e comportamento do diodo em circuitos, de forma mais prática, por isso não vou entrar em detalhes dessa junção PN, futuramente posso fazer um artigo só explicando essa junção e os semicondutores.

diodo

Simbologia

Abaixo você pode ver a simbologia de quatro tipos de diodos:

diodo simbolo

Funcionamento em Circuitos

Tal componente que só conduz em um sentido, como uma rua de mão única. Quando ele é polarizado no sentido correto, a corrente passa normalmente, porém com uma pequena queda de tensão. Ela fica em torno de 0,6-0,8 volts. Veja um exemplo de um diodo polarizado diretamente:

diodo

 

Porém, quando tentamos polarizar ele inversamente, ele bloqueia a passagem da corrente, falando mais precisamente, não vai existir passagem de corrente no circuito. Fica como um circuito aberto. Isso é muito útil em muitos circuitos quando queremos que a corrente flua somente em um sentido, como por exemplo em circuitos retificadores. Veja um exemplo do diodo bloqueando a passagem de corrente:

diodo

Quando o diodo fica inversamente polarizado, toda tensão da fonte fica sobre ele, e a corrente não passa.

Tensão de Queda

Como falei anteriormente, quando um diodo é polarizado diretamente, vai ocorrer uma tensão de queda. Se você aplicar uma tensão abaixo da tensão de queda dele, ele não vai conduzir. Ele só passa a conduzir quando a tensão é maior que a tensão de queda dele.

Se você alimentar uma lâmpada por exemplo, e ter um diodo no circuito, a tensão que vai chegar na lampada vai ser diferença entre a tensão da fonte e a tensão de queda do diodo. Veja no gráfico abaixo, que o diodo só passa a conduzir quando a tensão é maior que a tensão de queda V0 do diodo:

diodo

Perceba também, que quando você polariza inversamente o diodo, ou seja, tensão é negativa, ele não conduz até que chega em seu limite, que no gráfico está nomeada “Disrupção”, onde ele entra em curto e passa a conduzir toda a corrente.

Diodo Zener

diodo

Também conhecido como diodo regulador de tensão, é muito parecido com um diodo normal, porém, ele é feito para ser inversamente polarizado. Por exemplo, digamos que eu quero passar no máximo 6 volts em um circuito, eu coloco um Zener inversamente polarizado, e quando a tensão passar de 6 volts ele deixa de conduzir. Veja abaixo o que chamamos de um circuito com proteção contra sobre tensão que usa um Zener:

Circuito-Protecao-Medidor-DIodo-Zener

Quando o Zener permite a passagem de corrente, ele se comporta como um diodo normal, havendo uma queda de tensão nele. É muito útil em projetos que precisamos regular a tensão de alguma saída.

LED – Light Emitting Diode

diodo emissor de luz

O tipo de diodo mais conhecido, o LED, no qual sua principal funcionalidade é emitir luz. Os LEDs são muito usados para transmitir informações luminosas de um circuito de maneira simples. Sua vantagem é a fácil aplicação em um circuito elétrico.

O LED emite uma luz monocromática, sendo que a cor depende de sua fabricação. A vantagem é que os LEDs são muito baratos e possuem alto rendimento e alta durabilidade.

Veja o vídeo da instalação COMPLETA de um sistema de ENERGIA SOLAR