O que é NR-10?

A Norma Regulamentadora Nº 10, NR-10, intitulada de Instalações e Serviços de Eletricidade é muito importante para qualquer profissional da área de eletricidade.

Criada em 1978, porém alterada em 2004. Uma das alterações foi o novo título, Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.

NR-10

A norma NR-10 é importantíssima para conhecer como evitar acidentes e se proteger dos perigos da eletricidade. Todo profissional que atua nesta área deve possuir o certificado da norma.

É importante até para leigos compreender e entender a norma, uma vez que estes podem contratar serviços de profissionais da eletricidade, e atentar a escolher o mais qualificado.

O que diz a NR-10?

NR-10

A NR-10 rege as condições minimas de trabalho e segurança. Ela objetiva a implementação de sistemas preventivos e medidas de controle.

Você pode acessar a norma completa clicando aqui.

Isso serve para trazer segurança ao trabalhadores que atuem direta ou indiretamente em instalações elétricas.

Apesar da norma ter sido criada em 1978, ela passou por um longo período de mudanças, que se oficializou em 2004. Uma das principais modificações é a adequação das instalações elétricas as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O curso de NR-10 é obrigatório ao profissional da área da eletricidade. Também é necessário que todo profissional que tenha o curso de segurança no SEP (Sistema Elétrico de Potência). Tais cursos preparam o profissional para os riscos da energia elétrica e tratam da prevenção de acidentes no trabalho.

Cursos de NR-10 tem uma carga horária minima de 40 horas. O profissional deve a cada dois anos, passar por um curso de reciclagem, para se manter atualizado.

Aplicações

Quanto a aplicação, é uma norma bem abrangente. A NR-10 se aplica a:

  • Geração
  • Transmissão
  • Distribuição
  • Consumo

De acordo com a norma, isso inclui também as etapas de projeto, construção, montagem e manutenção das instalações elétricas.

Benefícios da norma

Após sua implementação, houve uma queda significativa no número de acidentes de trabalho envolvendo eletricidade.

As empresas cada vez mais se preocupam com a segurança. Os profissionais qualificados tem percebido mudanças na segurança das instalações elétricas ao longo dos anos.

A diminuição de acidentes e mortes envolvendo acidentes de trabalho relacionados a eletricidade, é uma prova concreta dos resultados e benefícios da NR-10.

 

 

Veja o vídeo da instalação COMPLETA de um sistema de ENERGIA SOLAR