Relé – O que é e como funciona?

O relé ou em inglês relay é um componente eletromecânico, em que você consegue ligar e desligar um sinal a partir de outro sinal, sendo que os dois sinais são isolados. Calma, se você não entendeu já vou te explicar detalhadamente.

rele

O relé é um dos meus componentes eletrônicos preferidos, isso por que ele possibilita comutar sinais que não se misturam, deixando eles eletricamente isolados um do outro.

Funcionamento do Relé

O relé é um dispositivo muito simples, possui uma bobina, e um contato preso a uma mola de rearme, que conecta com aos terminais nas posições Normalmente Aberto (NA) e Normalmente Fechado (NF). Veja o esquema abaixo:

rele

Quando a bobina é energizada, ela cria um campo magnético que desloca o contato. Então ele passa a desconectar do NF e passa a estar conectado no NA. O mais interessante é que tudo isso aconteceu sem misturar os sinais, a bobina é 100% isolada do contato.

E o melhor de tudo, nos relés que usamos em eletrônica, os contatos aguentam normalmente 10 amperes ou mais em 250 volts, sendo que a bobina pode ser acionada com sinais de 5 volts. Isso faz com que você possa acionar grandes cargas com por exemplo um Arduino. Veja na imagem abaixo o esquema para ligar uma lampada com um relé e um Arduino:

rele

Claro, o Arduino foi só um exemplo. Você pode substituir ele por qualquer outra coisa para acionar o relé, ele só faz o trabalho de mandar os 5 volts par acionar a bobina.

Dica para Projetos

Uma dica minha para quem quer usar relés em seus projetos é comprar o módulo relé. Ele é uma placa que pode ter de um a dez relés. Na placa, já estão instalados os bornes para colocar os fios. Isso facilita bastante, principalmente para quem trabalha com Arduino

rele

Para ver como construímos o nosso módulo relé, clique aqui. Fizemos o projeto detalhado com circuitos impressos.

Veja o vídeo da instalação COMPLETA de um sistema de ENERGIA SOLAR