Resistor – O que é e como funciona?

O resistor é, provavelmente, o componente de circuitos mais abundante, e, ao mesmo tempo mais conhecido pelas pessoas.

Entender o funcionamento do resistor é essencial para compreender sobre eletrônica. Junto com seu entendimento, você aprende diversas leis físicas relacionadas a eletricidade.

Resistor: O que é?

resistor

Ele é um dispositivo que transforma a Energia Elétrica em energia Térmica. Usamos ele em eletrônica quando queremos determinar o tanto de corrente que vai passar naquele circuito, como por exemplo, quando temos um LED, que suporta no máximo 20mA, calculamos que resistor devemos usar com a Lei de Ohm(que falarei mais pra frente) para não queimar o LED.

Uma boa analogia para entender esse componente, é pensarmos que ele é uma estrada engarrafada, e a corrente elétrica são os veículos. Quanto maior o engarrafamento, menos veículos vão passar em um determinado período de tempo.

Lei de Ohm

Gregor Simon Ohm, descobriu as relações matemáticas existentes envolvendo dimensão de condutores e grandezas das correntes elétricas, e formulou o que hoje é chamada a Lei de Ohm.

Aqui vou falar somente sobre a primeira Lei de Ohm, que é a mais básica para qualquer estudante de eletrônica.

A primeira Lei de Ohm diz que uma corrente elétrica I é proporcional a diferença de tensão nos terminais do condutor, representada por V. Essa característica só é verdadeira quando temos um condutor Ôhmico, que mantem o seu valor de resistência constante quando é mantido em temperaturas constantes. Isso não ocorre na pratica, pois a temperatura varia com a dissipação de energia.

O fator de proporcionalidade entre a diferença de potencial nos terminais do resistor(a tensão V) e a corrente elétrica I que o atravessa é denominada resistência, e é dada pela fórmula:

resistor lei de ohm

Veja abaixo um esquema elétrico bem simples mostrando quem são as variáveis:

resistor vir

Leitura de Resistores

A leitura de resistores é muito simples, os resistores possuem listras, e essas listras indicam valores. Por exemplo, veja abaixo a imagem de um resistor e como ler as faixas:

resistor

Como você pode ver, primeiro se lê a primeira e segunda faixa. Caso o resistor tenha 5 faixa, lê-se também a terceira faixa. A penúltima faixa é sempre o multiplicador do número que as primeiras faixas representam, e a quarta faixa representa a tolerância, ou seja, a margem de erro do resistor.

Tudo bem, no começo pode parecer complicado fazer essa leitura, eu mesmo usava o multímetro para identificar os resistores, porém, com o tempo, você vai memorizando qual o valor dos resistores que você mais usa.

resistor simbolos

Simbologia de Resistores: valor fixo, reostato, potenciômetro, termistor e photoresistor

Resistor Variável

Um resistor variável permite regular o valor de sua resistência para qualquer valor desejado dentro de sua capacidade em circuito. Existem muitos componentes desse segmento, aqui falaremos dos Potenciômetros e dos Trimpots

Trimpots

Os trimpots são resistores variáveis formados por um anel incompleto de um material resistivo. Nas duas extremidades do anel são ligados os terminais e um terminal é o do cursor.

Eles são usados para resistências que não precisam ser alteradas constantemente. São para resistências que servem somente para regular o bom funcionamento do circuito. Normalmente só encontramos eles quando abrimos um equipamento eletrônico.

resistor tristor

Potenciômetro

É usado quando precisamos constantemente regular algo. Um exemplo é o volume em um alto-falante, já que o potenciômetro é bem mais prático que o trimpot. O potenciômetro, diferente do trimpot, pode ser posicionado para fora do circuito eletrônico. Isso permite qualquer usuário regular sua resistência.

O funcionamento do potenciômetro é o mesmo do trimpot. Consiste em um anel feito de um material resistivo por onde desliza o cursor. Veja abaixo imagens de potenciômetros:

resistor potenciometro

Veja o vídeo da instalação COMPLETA de um sistema de ENERGIA SOLAR